terça-feira, 1 de outubro de 2013

Hospedagens: Itália

Nossa primeira e última parada na Itália foi em Roma.

A primeira foi de passagem, contamos aqui, ficamos no Hostel Vacanza que reservei através do hostelworld também, foi apenas uma noite, chegamos de trem na estação Termine e fomos em busca do Hostel que era bem perto, o local de encontro era num restaurante os donos eram chineses, um deles nos conduziu  até um apartamento,uns 3 quarteirões dali, que foi transformado em albergue, tinha 4 quartos cada um com 6 camas, uma pequena sala e cozinha e dois banheiros, eram apenas dois para umas 20 pessoas então não era lá muito organizado, no nosso quarto tinha  um coreano, um chines que só falava chines ou frances então a comunicação era difícil e mais dois alemães que só nos esbarramos.

O café da manhã era servido lá no restaurante onde fomos recepcionados, o básico, café com leite ou capuccino + um croissant e suco de laranja.

Já na volta ficamos no Youth Station Hostel era um pouco mais afastado do centro, fica muito próximo da estação Bologna, a  3 estações de metro da estação Termini, era mesmo um hostel e tinha aparência de novo, era bem organizado, ficamos num quarto com 8 pessoas e tinha um banheiro dentro, todo dia pela manhã era feita a limpeza nos quartos e banheiros, você não podia ficar dormindo ate o meio dia por exemplo, tinha que sair do quarto mesmo na hora da faxina, então um bom horário para tomar banho e usar o banheiro limpinho era bem na hora do almoço.

Tinha cozinha, o café da manhã não estava incluso mas compravamos sucrilhos para tomar no desejum e depois só tomava um cafezinho preto na rua, também fizemos uma jantinha um dia e assistimos filme na sala de tv a noite com outros do albergue.

foto internet
Veja nossos passeios por Roma aqui

Florença

1º Parada:

Também estivemos duas vezes em Florença na primeira vez ficamos na casa de nossos amigos do Rio de Janeiro, mas que estavam morando na Itália alguns anos, eles foram nos buscar na estação de trem, de lá como estávamos com mochilas pegamos um ônibus para chegar ao apartamento deles, não é longe, apenas mais fácil por conta das mochilas mesmo. Chegamos rápido, o apartamento é bem na região central.  Ficamos quase uma semana lá, o apartamento era pequeno, mas muito confortável, aproveitamos para lavar algumas roupas, e fizemos compras no mercado, preparamos alguns dias comidinhas gostosas, assim nos sentimos um pouco em casa, conversamos muito sobre tudo e é claro conhecemos vários lugares interessantes com a ajuda dos nossos anfitriões, contamos um pouco desses passeios aquiaquimais aquiaqui.

2º Parada

Já quando voltamos, reservamos o camping Michelangelo, fica muito próximo a praça Michelangelo, da estação de trem pegamos um ônibus que nos deixou bem na frente. Ficamos em uma tenda com cama confortável, lençol limpinho e cobertas, já era inicio de outono, e já fazia bastante frio  para nós que somos de um país muito quente, principalmente a noite. Na primeira noite nada me esquentava, mesmo com duas cobertas passei muito frio, então resolvemos comprar uma vela para ascender durante as noites e nos ajudar a esquentar, ajudou mesmo. Não tinha café da manhã incluso então compramos algumas coisas e tomávamos na sala de refeições, o lugar não estava muito cheio, nas tendas mesmo acho que era a nossa e mais uma ou duas no máximo alugadas no período, os demais estavam em trailers, com famílias completas. Os banheiros eram bem grandes separados por femininos e masculinos, tinha lavanderia e uma um restaurante/bar para refeições rápidas.
Gostei bastante de tudo, só o frio mesmo que atrapalhou um pouco,mas a vista de lá de cima e a paisagem do camping já valeram a pena, entre as tendas era cheio de oliveiras, estavam lindas. Veja aqui essa segunda experiência na cidade.

oliveiras

Bologna

Chegamos em Bologna achando que podíamos ver alguma coisa de hospedagem no departamento de informações turísticas da estação de trem, porém não foi bem assim, estava fechada e tivemos que ir por conta própria, até já tínhamos pesquisado alguma coisa e tínhamos dois endereços para ver. Andamos bastante até chegar no 1º hotel e ai tivemos a péssima noticia, lotado, tentamos o 2º, e lotado também, no 3º até tinha vaga porém eram 80 eu , não ficamos, resolvemos tentar algum hotel perto da estação de trem, pesquisamos e conseguimos um pouco mais barato, Hotel Astoria 60 eu a diária com café da manhã, era um Hotel mesmo, muito confortável, com banheiro privativo, um "luxo" para nós, e o café da manhã também outro luxo, apesar de continental, tinha um pequeno buffet com queijo, fruta ( uma opção, mas tinha), pães, geleia, manteiga , o café com leite e suco de laranja. Até tentamos procurar outro lugar para ficar no dia seguinte, mas não achamos nada mais barato, resolvemos fica e curtir lá mesmo, mas no final nos deu um pequeno desfalque, pois tinha computado 50 eu por dia, o que ali passou facilmente. Nosso relato.

Brindisi

Como chegamos mortos de fome, nem nos demos ao trabalho de procurar muito um lugar para ficar, a primeira indicação que pegamos fomos direto para o Hotel Venezia, era perto da estação, tinha vaga,30 eur um quarto duplo sem café da manhã e com banheiro fora do quarto, mas não tinha quase ninguém hospedado ali, acho que os poucos que tinham era moradores, aqueles que alugam mensal um quarto. A cama não era a melhor do mundo, mas o quarto era grande e deu para ficar 2 noites ali. Confira a cidade aqui

Veneza

Se temos perrengues em termos de acomodação o de Veneza foi um deles. Chegamos de ônibus no meio da Madrugada, achando que chegaríamos em uma rodoviária, porém não existe rodoviária em Veneza, apenas um terminal de ônibus, e alguns guichês, mas claro que não era 24h, conclusão ficamos ao relento até amanhecer, estava frio a noite e acabamos ficando numa praça junto com alguns moradores de rua, onde havia uma fogueira para aquecer. Assim que começou uma movimentação maior no terminal rodoviário de ônibus circulares iniciando a jornada, saimos e fomos a um café por perto, e ligamos para o camping Jolie que vimos pela internet, para confirmar se havia disponibilidade, não tinhamos reservado, apenas pegamos as informações para reservar direto no local,. Quem nos atendeu foi o segurança, disse que tinha sim vaga, então pegamos o circular até Veneza Marghera saltamos no ponto indicado e começamos a andança, erramos o lado e tivemos que andar muitooo mais, isso tudo com mochila pesada nas costas, chegamaos lá mortinhos e para nossa surpresa a recepcionista disse que não tinha as tendas para ficar, tinha chovido no dia anterior e alagado as barracas. Dei uma chorada dizendo que estava muito cansada e que só tinha enfrentado toda aquela andança depois de confirmar no telefone que havia sim disponibilidade, a moça resolveu nos deixar ficar no trailer pelo preço da barraca, foi um máximo !! Era bem interessante a estrutura era toda de plástico e estava tinindo de novo.  Estava lindo e tudo funcionando bem, tinha até banheiro dentro do trailer, com uma ducha maravilhosa,. A área comum era legal, mas como choveu durante a estadia nem ficamos andando muito pelo camping, só na recepção.
O camping oferece transporte para a ilha mas era bem mais caro que um ticket do ônibus circular, o ruim é que tinha que andar um tanto até chegar no ponto, o bom é que no caminho encontramos um sorveteria bem mais barata e tanto na ida como na volta tomávamos um gellato delicioso. No dia de vir embora também nos aventuramos, para não pagar mais uma diária resolvemos sai cedo com as mochilas e deixar no guarda volumes da estação, e no meio da madrugada fomos expulsos  pois a estação também fechava. Confira a cidade aqui

Ilha de Elba
Marina di Campo

Lembram do casal de Florença, então eles se mudaram  para a casa da família na Ilha de Elba, uma cidade de veraneio encantadora.
A casa fica numa região alta da cidade, cerca de 5 minutos de carro do centro. A casa é dividida em duas na parte de cima ficava o casal de amigos, com dois quartos banheiros e cozinha, na parte de baixo ficava a mãe dela, uma casa completa também. Do lado de fora um jardim.
Aproveitamos e fizemos um churrasco no quintal, uma coisa bem brasileira para um almoço e na janta o prato foi Italiano, Pizza ! Veja como chegamos na ilha aqui

Turin

Já estava esquecendo da breve passagem por Turin, ficamos no hotel bem próximo a Estação de trem, era um hotel bem simples quarto pequeno, mas chegamos já ao anoitecer, apenas para tomar banho e dormir, e saímos cedo, nem consegui lembrar o nome do hotel, só tenho anotado que gastamos 40 euros para uma noite.