domingo, 10 de janeiro de 2010

Um pulinho na Suiça

3 e  4 de novembro de 2007

Nosso último país a ser visitado, Suiça. Conseguimos um couchsurfing lá e que iria nós buscar na estação de trem. Saímos as 12;50 de Turin e chegamos as 18:21 em Berna a capital da Suiça.

A viagem de trem foi muito agradável, a paisagem do norte da Itália já tem bastante características da Suiça e quando cruzamos a fronteira ai sim já era possível avistar várias montanhas com neve no topo.

Essa nossa parada tem muito a ver com nossa estadia, impossível separar, pois tudo que conhecemos e vivemos nesses dias foram com nossos anfitriões.

Dona Christina uma senhora de 59 anos Sueca que se casou com Andreas, suiço já moraram em vários lugares mas que atualmente estavam vivendo num vilarejo na região de Berna. Eles tem uma filha de 19 anos que mora com eles e outros que já seguiram seus rumos. Essa era a família que ia nos recepcionar por um final de semana.

Chegamos na estação e ficamos um pouco apreensivos pois não tínhamos avistado ninguém nós esperando, mas depois de um tempo Christina chegou  e nos levou para sua casa mais ou menos 30 minutos da capital.Como já estava noite não conseguimos ter uma ideia do caminho como era a região. Ela nos apresentou a família, a casa era uma típica casa Suíça, bem em frente da casa havia uma igrejinha que soava o sino a cada hora, mesmo durante a noite, o que causava problemas com sono na nossa anfitriã, que acabou se mudando para o quartinho de despejo no subsolo da casa para poder dormir a noite toda.




 A casa toda acarpetada, aquele carpete grosso e quentinho, uma ótima calefação e então podiamos ficar a vontade dentro de casa, já que o frio nesse lugar já estava grande para nós. Outra peculiaridade dessa família é que eles são vegetarianos, daqueles radicais nada animal e nada de produtos industrializados. Para o jantar fizeram uma sopa de abóbora maravilhosa. Durante o jantar e o restante da noite passamos conversando, falamos e ouvimos muito, foi uma noite muito agradável.




No dia seguinte acordamos por volta das 8:30, tomamos um banho para despertar, banho mesmo só uma vez por dia e olhe lá, a água não é assim tão abundante, principalmente a  água quente.



Encontramos a família para o café da manhã, nada de café, pois café não é assim tão natural para aquela família. Após o café saímos para passear com os cachorros, eles tem 3 . Assim também aproveitamos para conhecer a Vila onde eles vivem. É uma região de fazendas, com pastos de gado, ovelhas e plantações de milho, entre outras. Vimos as famosas vacas Suiças, elas são lindas, mas Christina nos disse que é o animal mais perigoso do País, elas só tem carinhas de dócil porem são agressivas e a distancia era a melhor opção.









O lugar tem uma paisagem linda, campos ainda verdes e lá no fundo as montanhas com neve no topo. Ainda não tinha nevado mas logo já iria começar a temporada de neve.

Voltamos para o almoço e  Andreas gentilmente foi até o escritório dele  buscar sua maquina de Nespresso, pois havíamos comentando que adoramos café.

Durante o almoço comentamos que nunca tinhamos visto neve e era um desejo, pena que dessa vez não iriamos pegar. Para não ficarmos tão decepcionados eles nós levaram para uma montanha que poderia estar nevando no topo ou com gelo.

 Lá fomos nós para o Niessen, montanha dos alpes Berneses. Para chegar ao topo pegamos um funicular, 30 minutos para subir mais 30 minutos para descer.



Como já chegamos no final do dia só cobraram meia entrada e que Christina fez questão de pagar para nós. A vista lá de cima é incrível, estávamos a cima das nuvens e o horário que fomos não poderia ter sido melhor, pegamos o por do sol lá de cima, o que deu um lindo colorido no céu. Lá em cima estava marcando 2 graus porém ventava muito e a sensação térmica era bem menor.













Pegamos a neve que tinha lá, que já não era mais neve e sim gelo mesmo, mas estavamos muito contentes com o nosso passeio. Bem lá no topo tem um bar, quase que parada obrigatória tomar um chocolate quente para dar uma esquentada .





Voltamos para a casa e eles fizeram o prato típico do país o Founde, e ainda tiram um saro na nossa pronuncia abrasileirada do famoso prato suíço, como uma legitima família vegetariana, o foudi era de queijo, nesse caso foi aberto uma exceção  para o queijo, e de acompanhamentos foi servido além do pão, batata cozida, azeitonas, picles e tomate cereja e pepino, hum que delicia, foi o melhor foundi que já comi.
De sobremesa, eles serviram um doce que a família faz, imita um chocolate, porem é feito de uma frutinha e com açúcar mascavo, gostoso, porém o verdadeiro chocolate suíço ganha disparado.



Nenhum comentário: