segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Passeio no Vulcão

Compramos um tour para o vulcão numa agência de viagens em Perissa, o tour é o dia inteiro saindo as 10:30 com retorno as 18:30. Custou 15E por pessoa com direito a transporte até o porto para pegar o navio, 03 paradas e guia acompanhando.
(Chegando ao centro do vulcão)

Primeira parada é no dito cujo do vulcão no meio da Caldeira , alias, a caldeira é assim chamada por ser um "buraco" criado pelo vulcão Nea Kameni. Nossa, que caminhada até chegar ao topo do vulcão quando olhamos de longe não parece tão alto. Foi mais cansativo ainda por conta do sol escaldante do meio dia, quase morri. Lá no topo o guia fez uma
explicação de como tudo tinha surgido, toda a região esta em "cima" de vulcãos, não somente
onde estavamos mas que a cidade também. O Nea Kameni é onde esta o magma e onde entrou em erupção pela última vez naquela região, foi a 50 anos atrás e o guia contou que os estudos
mostram que daqui 50 anos provavelmente voltara a dar "hello".

(Caminhada até o topo do vulcão)

Saindo de lá fizemos uma parada em hot springs para um mergulho nas águas quentes em pleno mar,é uma região com muito enxofre, a água é amarelinha e com cheiro ruim. O guia recomenda que se tire tudo de ouro, prata etc, pois pode oxidar, e até furar.

Mas uma vez fiquei mortinha pois nadei muito, não dava pé. Na volta ao barco tomamos uma ducha para tirar a caatinga do cheiro, o enxofre impregna no cabelo.

A terceira parada é em Thirassia, um vilarejo, ficamos ali perto do cais, onde é cheio de
restaurantes, a parada é realmente para almoçar e mergulhar no mar de águas transparente.
Depois o certo era a gente voltar para o porto de Fira, mas descemos no lugar errado, em Oia, quem comprou o tour maior, parava ali para assistir ao por do sol, mas como já tinhamos visto não ficamos e pegamos carona no próximo barco . Esse passeio é bem tradicional aqui em Santorini, tem muitos barcos que fazem esse percurso todos os dias, chega um e sai outro o tempo todo.
Lá no mar na Caldeira, conseguimos ver o restaurante que tomamos café da manhã, todo esse visual é incrivelmente maravilhoso!!


Nenhum comentário: