terça-feira, 29 de setembro de 2009

Visita à Delos



Acordamos bem cedo para variar e fomos tomar o café da manhã, o café tinha um bilhete no qual delimitava as utilizações diarias, um croissant, café ( xafé ). Eu coloquei leite e renovava várias vezes, duas fatias de pão ( duro ) com 2 pacotinhos de manteiga e uma geléia, um copinho de suco de laranja de caixinha ( argh ).
Logo depois fomos fazer a escursão para Delos, que é a menor ilha da região e onde tem um sítio arqueológico, dizem que la foi onde nasceu Apolo e Atenas ( Mitologia Grega ).

La podemos observar pedaços dos templos desses Deuses entre outros.

Bom para começar pegamos um barco em Chora que custou 12,50 cada, no centro de Mikonos, e chegamos em cima da hora. A viagem durou aproximadamente 30 minutos e fazia muito calor além de ventar bastante, o barco estava lotado, também era um domingo ensolarado.
Na entrada tivemos que pagar 5 cada ainda bem que eu consegui desconto com minha carteirinha de estudante paguei apenas 3€, bom vamos ao passeio:

Tinha 3 rotas possíveis a serem exploradas, pegamos a menor pois a Arê estava passando mal, por conta do calor e o sol forte na cabeça, ela gostou do passeio porém não conseguiu enxergar em pedras quebradas enormes templos, mas achou interessante o trabalho dos restauradores e
dos arqueologos.
Adorei, achei maravilhoso ficar em contato com tanta história, pena não ter feito a exploração completa, gostaria muito, mas vai ficar para a volta hehehhe, pois faltou varios lugares como a casa de cleopatra, santuario de Athenas ( sim, pra quem curte os cavaleiros do zódiaco foi o máximo).
Tiramos foto com os leões de Delos ao fundo...

Durante o passeio nos encaixavamos no meio dos grupos puxados por guias, uns em inglês, outros em francês iamos nos infiltrando e escutando um pouco da história do lugar.

Também visitamos o museu Arqueológico, com materiais retirados do sítio, vimos algumas obras romanas, italianas de personagens da história destacando apolo e sua irmã gêmea Artemis ( respectivamente Deus da luz do dia e Deusa da luz da Noite ) e as obras mais importantes e simbolo de Delos, os leões milenares, os guardiões do espaço. No lugar original deles estão as réplicas e lá no museu os originais restaurados.

Depois voltamos e ficamos por Chora ( centro de Mykonos) e a Arê queria visita um museu do folclore, esperamos até as 18h30 ( horario de abrir ) mas não abriu, então comemos um salgado, visitamos a casa da "Helena"que faz parte do museu.

Visitamos o moinho, moinho esse que é o único da região ainda em funcionamento na nossa chegada uma surpresa, tava rolando tipo uma festinha, e escutamos uma banda grega se apresentar , pena que tava no fim, mas parece que teve comes e bebes além de muita música.


Nenhum comentário: